Esquentou? Seis dicas para você cuidar do seu carro no calor

Esquentou? Seis dicas para você cuidar do seu carro no calor

É possível manter seu veículo sempre bonito, com cara de novo e em perfeito funcionamento. Quem gosta de carro sabe que ele demanda cuidados, faça chuva ou faça sol, no frio e no calor. E, na metade de setembro, já dá para saber que o verão 2020-2021 vai ser uma temporada bastante quente!
Entre os riscos que as altas temperaturas trazem para o carro, em primeiro lugar está a segurança de quem anda nele. Mas a primavera-verão também pode comprometer o funcionamento de componentes que vão te fazer gastar mais no futuro e, de que quebra, fazer com que seu veículo perca valor em uma eventual troca.

É possível evitar tudo isso gastando pouco? Sim! Se liga nessas dicas que a XDetail preparou para você!

1 – Não estacione ao sol!
Às vezes é bem difícil encontrar uma vaga para estacionar e os espaços na sombra são ainda mais raros e disputados. Mas vale a pena gastar alguns minutos a mais procurando, ou simplesmente deixar o carro em um estacionamento coberto. Não estacione embaixo de árvores, as fezes de passarinho podem manchar a pintura.

2 – Atenção para o ar-condicionado!
Antes de qualquer coisa, nunca é demais ressaltar os cuidados necessários para a limpeza e higienização desse componente. Certo? Mantenha isso em dia, sempre, não importa se é inverno ou verão.
Estando tudo OK, existem formas de otimizar esse recurso do seu carro. Quando for sair, abra as janelas e dirija com elas abertas por, no mínimo, dois quarteirões antes de ligar o ar-condicionado. Fazendo isso você evita a sobrecarga do sistema de refrigeração, além de economizar combustível.
No final do trajeto, faça a mesma coisa: desligue o ar alguns minutos antes de chegar ao seu destino, para evitar o choque térmico na hora de sair do carro.

3 – Lave o carro. E lave no lugar certo!
Lavar o carro por conta própria pode ser divertido e prazeroso para os amantes do mundo automobilístico! Concordamos e somos a favor!
No entanto, com as altas temperaturas é melhor deixar essa tarefa com as equipes especializadas. Muitas vezes, ao lavar seu carro em casa, não é possível fazer isso na sombra. E lavando o carro no sol, a lataria quente vai evaporar rapidamente a água usada na limpeza e causar manchas permanentes na pintura.
É interessante lavar e encerar pelo menos uma vez por semana, para proteger a pintura. Outra coisa que compensa (bastante) é investir em cristalização e vitrificação.

4 – Proteja o estofamento
As altas temperaturas ressecam o banco do carro e podem até rasgar, especialmente os de couro. Além de evitar deixar o carro exposto ao sol, você pode investir em hidratação e impermeabilização dos bancos, para mantê-los sempre em dia e evitar dores de cabeça no futuro.

5 – Cuidado com o motor
No calor é natural que os componentes líquidos do veículo evaporem com facilidade. Verifique regularmente o nível de água do sistema de refrigeração do motor.
Mantenha o sistema de arrefecimento do seu carro sempre em dia. Fique de olho no nível do fluído de resfriamento. Em caso de motor fervendo, pare imediatamente e acione a XDetail neste telefone. Continuar rodando pode significar um imenso prejuízo mais à frente.


Importante: o compartimento do motor deve estar sempre limpo, sem resíduos de óleo ou fluídos, para evitar “cozimento” das peças. Se necessário, faça uma lavagem do motor no seu lavacar de confiança!

6 – Sempre de olho nos pneus
Se é que podemos dizer que algum item do carro é mais importante que outro, a XDetail nunca se cansa de falar sobre a importância dos pneus, em qualquer situação. Isso porque, uma falha desse componente é prejuízo na certa e, muitas vezes, pode terminar até em fatalidades.
O ar se expande quando é aquecido. Isso significa que a temperatura pode estar mascarando a calibragem exata dos pneus do seu carro. Prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal. Nunca é demais lembrar: calibre também o estepe! Muita gente só se lembra dele quando precisa e, geralmente, é tarde demais.

Dica bônus #01 - Foi para a praia?
Nessa época do ano não existe coisa melhor do que pegar o carro e ir com a família para praia. Certo? É importante lembrar que o carro é uma estrutura metálica e que a maresia pode causar danos a essa estrutura ou – em casos extremos – à lataria. Voltando do litoral, compensa fazer aquela lavagem completa!

Dica bônus #02 – Enchentes!
Chuvas fortes fazem parte do calendário nos meses mais quentes. E quem mora em Bauru sabe que seu carro está sempre sujeito a ser “vítima” de uma enchente, tanto parado quanto andando.
Se for inevitável ultrapassar uma área alagada, é importante saber a profundidade do local. O filtro de ar pode sugar água e quebrar o propulsor.
Se o seu carro for inundado, o indicado é não ligar o motor, pois isso fazendo isso você pode provocar o calço hidráulico – entrada de água dentro do propulsor. Nesses casos, o ideal é levar o veículo para sua oficina de confiança.

Voltar ao blog