Vai viajar? Inclua o seu carro no planejamento!

Vai viajar? Inclua o seu carro no planejamento!

Com a pandemia do coronavírus caminhando para a redução de índices, muita gente está planejamento viajar no feriado prologando de 7 de setembro. Sem descuidar, obviamente das medidas de segurança sanitária que vão garantir a segurança e saúde sua e da sua família, há uma coisa que não pode ficar de fora deste planejamento: a revisão do carro.
Seja para uma viagem mais longa, seja para um “bate e volta” em uma cidade mais próxima, é importante garantir que o veículo esteja em condições de pegar a estrada. Isso tudo para que você tenha certeza que, na terça-feira dia 8, as únicas recordações deste final de semana sejam boas lembranças.
Qualquer veículo deve passar frequentemente pela manutenção preventiva. As peças têm um desgaste natural de uso e uma vida útil que precisa ser respeitada. E é bom pegar a estrada com a certeza de que todos os sistemas do seu carro estão funcionando conforme o esperado.
Mas quais são esses componentes que merecem a sua atenção prioritária? A XDetail fez um checklist para você seguir e viajar tranquilo:

1 - Sistema elétrico
Não se esqueça da bateria, porque ela é a fonte de energia responsável por manter o funcionamento dos sistemas elétrico e eletrônico do veículo. As luzes são itens básicos, porém, importantes. Verifique se todas as luzes estão em plenas condições. Elas não podem estar queimadas nem apresentar diferenças de luminosidade entre si. Podem te colocar em risco em caso de uma estrada com pouca iluminação ou gerar uma autuação.

2 - Luzes do painel
Outra dica valiosa é sempre checar as luzes do painel, que são um canal de comunicação entre carro e motorista. Uma informação interessante: o significado geral das cores. A cor amarela, por exemplo, mostra que você pode andar mais alguns quilômetros e, assim que possível, procurar ajuda. Já a cor vermelha alerta que o veículo deve ser parado imediatamente, para evitar que algum dano maior aconteça. Luzes azuis e verdes são sinais de que determinado equipamento está ligado sem que haja a urgência de uma intervenção técnica.

3 - Pneus
São peça-chave para o conforto e segurança do motorista e passageiros. Viajar com pneus carecas deve estar fora de cogitação. Se eles apresentarem desgaste evidente, substitua-os imediatamente. Também é importante estar atento ao prazo de validade, geralmente, de cinco anos. Isso porque borracha é material perecível e, mesmo que os pneus não estejam desgastados, eles não vão garantir a segurança no trajeto.
Importante: não viaje sem calibrar todos os pneus, inclusive o estepe.

4 - Alinhamento e balanceamento
Esses serviços também têm relação com os pneus e a dirigibilidade, trazendo mais segurança e estabilidade ao veículo. Rodar com o automóvel desalinhado ou desbalanceado aumenta o consumo de combustível, gera irregularidades no desgaste dos pneus e torna desconfortável a tarefa do motorista.

5 - Freios
Nem é preciso explicar a importância do sistema de freios em uma viagem. Se eles falharem dentro do perímetro urbano já é risco iminente, o que dizer se isso acontecer em uma rodovia, com velocidade de rodagem consideravelmente maior? Vazamentos, barulhos ou perda de eficiência ao frear são sintomas de alerta.

6 – Óleo do motor e líquido de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é responsável pelo resfriamento do motor como um todo. Ele evita o aumento da temperatura e a sobrecarga nas peças do carro. Além de se manter no nível adequado, o líquido precisa ser eficiente e estar dentro do padrão exigido, sendo fundamental para quem percorre longas distâncias.
Já o óleo do motor ajuda a resfriar o sistema, além de ser o principal responsável por lubrificar as peças e evitar o atrito excessivo entre elas. Esse óleo deve estar sempre em nível adequado e precisa ser substituído com frequência, pois perde suas propriedades ao longo do tempo.
É aconselhado antecipar a troca desse líquido antes de viajar. Mesmo que ainda faltem alguns quilômetros para alcançar a marca da próxima substituição, previna-se. É melhor encarar a viagem com um fluido novo, que realize perfeitamente sua função.

7 - Embreagem
A embreagem é responsável por fazer a ligação entre o sistema de transmissão e o motor quando o veículo está em movimento. Ela é composta por diversas peças, como placa de pressão, rolamento, disco de embreagem, sistema hidráulico e pedal esquerdo da embreagem.
Em média, o conjunto de embreagem tem duração de 100 a 150 mil quilômetros. Mas os carros que rodam mais na cidade do que nas estradas, geralmente, tem um desgaste maior nessas peças, já que as trocas de marchas são mais frequentes, levando o pedal da embreagem a ser acionado mais vezes.

8 - Itens de segurança
Antes de viajar é preciso verificar o funcionamento de itens essenciais de segurança. Observe se o limpador de para-brisa precisa ser trocado. Veja se as borrachas estão em bom estado e se ainda conseguem limpar o vidro com eficiência.
Não se esqueça das ferramentas indispensáveis, como macaco, chave de roda e triângulo. Além disso, certifique-se de estar com toda a documentação em dia, como a carteira de habilitação dentro da validade e o licenciamento pago. A falta de algum desses cuidados pode gerar problemas ou multas.

Voltar ao blog